5 dicas
Antes de qualquer coisa, é essencial buscar a melhor localização. Claro que isso também vai afetar o preço final do lote — porém, tudo depende da sua vontade e orçamento.
Uma casa ou prédio comercial melhor localizado na cidade, obviamente, custará um pouco mais.
A recomendação é sempre buscar um terreno em uma localização que seja, ao menos, segura. Ou seja, que não sofra com consequências de tempestades (enxurradas, enchentes, deslizamentos) e com vizinhança pacata, sem riscos de segurança.
1# O terreno ideal depende do que você vai construir.
O projeto é a base do terreno que você vai comprar. É claro que você provavelmente não vai tê-lo em mãos antes de comprar um terreno, mas é bom ter uma ideia clara dos seus objetivos: que tipo de construção será, que tipo de fundação vai precisar, quantos metros quadrados, quantos pisos, etc.
2# Dê preferência aos terrenos planos e largos.
A topografia do terreno é outro dos desafios de quem vai construir.
O mais recomendado é se ater a terrenos planos, sem inclinações ou declives que podem dificultar o processo de construção. Afinal, nestes últimos casos, você provavelmente terá que investir no corte e aterro do lote, além de muros de arrimo.
Além disso, terrenos estreitos nunca são uma boa ideia: a limitação de espaço pode prejudicar na distribuição de cômodos pela construção, desfigurando a obra.
3# Analise a composição do solo do terreno.
Poucas pessoas se atentam realmente para a composição do solo na hora de escolher um terreno para comprar. Porém, é fato que esse ponto pode ser decisivo para você comprar ou não um lote.
A análise serve como parâmetro para você entender as condições daquele solo. Terrenos com características ímpares, como argilosos ou arenosos, podem dificultar a construção de prédios maiores.
Além disso, a presença de galerias fluviais ou lençóis freáticos também pode ser um impeditivo, para o caso de você querer, por exemplo, construir uma piscina no terreno.
Conversar com vizinhos pode ajudar a coletar essas informações. Esse processo pode ser realizado pelo seu engenheiro civil de confiança.
4# Consulte a legislação e o código de obras da sua cidade.
Entenda todas as restrições legais acerca da construção em seu terreno. Esse conhecimento é a garantia que você não infringirá nenhuma regra municipal, evitando futuras multas e embargos.
O código de obras normalmente terá especificações para recuos frontais e laterais, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, altura máxima da construção. Também vai especificar como proceder no caso do terreno conter nascentes, estar próximo a uma APP (Área de Preservação Permanente), APA (Área de Proteção Ambiental), mananciais, etc.
5# Certifique-se que há infraestrutura necessária.
Todos os serviços essenciais (água, luz, esgoto, internet, gás encanado, etc.) chegam ao terreno? Essa é uma resposta essencial de se ter. Caso contrário, você vai investir em um lote com pouca infraestrutura, o que pode dificultar tanto a construção como o convívio diário.
Fonte: Construa.
Deixe um comentário