Cursos de qualificação dão conta de preparar profissionais para novos desafios, exigências e demandas num cenário em constante mutação. Por isso, a contínua qualificação profissional é um diferencial: ela impede a estagnação e permite o aprimoramento de competências e a expansão de oportunidades, uma vez que acompanha inovações técnicas, alterações no comportamento da clientela e novas tendências de negócios.


Além disso, também confere maior autonomia e segurança ao profissional interessado em desenvolver seu próprio empreendimento. A importância de investir em qualificação profissional ficou comprovada em um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) citado por diversas reportagens e que aponta que cada ano de estudo completo representa um ganho salarial médio de 15%. Ou seja, quem se prepara mais e melhor é reconhecido pelo mercado.


A educação também significa maior empregabilidade, conforme o Índice-Você. Os maiores aumentos tanto na taxa de ocupação, quanto no ganho salarial são vistos a partir do décimo ano de estudo. Um profissional com 15 anos de estudos, por exemplo, o que contemplaria a educação básica, média e um ou dois cursos de extensão ou especialização, faz parte de um grupo que tem uma taxa de ocupação de 83,58%, um salário médio em 2007 de R$ 2,2 mil (com salário-hora de R$ 13,37). Este nível salarial é 363,45% superior ao da base da pirâmide, ou seja, de trabalhadores que não tiveram nenhum ano de estudo completo.


Ter qualificação profissional significa aumentar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes com base em uma formação prática, por meio de cursos e especializações orientados a uma determinada atuação profissional. Como o mundo está em constante evolução, você que busca uma carreira para mudar de vida, não pode ficar para trás. Se você está em busca de um emprego ou recolocação profissional, confira o nosso guia de qualificação profissional para lhe ajudar nessa jornada e aumentar as oportunidades em sua carreira. Boa leitura!


Por que buscar qualificação profissional nos dias de hoje?


Se é sua intenção ingressar no mercado de trabalho ou se já está nele, é importante que você esteja atento(a)  às novas tendências, pois o mundo atual passa por mudanças cada vez mais rápidas, o que exige uma melhor preparação profissional. Portanto, preste atenção aos próximos tópicos e entenda a importância de buscar melhor qualificação profissional. 


Para se manter atualizado(a)


Segundo um ditado popular, “quem dorme no ponto, perde o bonde”. Nos dias atuais, as mudanças acontecem na velocidade de um clique e você não pode ficar parado(a), pois a concorrência é acirrada. 

Assim sendo, é preciso investir em seu desenvolvimento profissional. Você precisa especializar-se em alguma área para alcançar um nível mais elevado de conhecimento e preparação, destacando o seu currículo frente aos demais sempre que participar de um processo seletivo.


Reconhecimento na carreira


A qualificação faz toda a diferença se você está à procura de um emprego. O profissional que estiver atualizado e possuir as habilidades e competências mais exigidas pelo mercado de trabalho, com certeza não passará despercebido em um processo seletivo.

Agora, se você já está empregado(a) e busca uma promoção, um aumento salarial ou até mesmo uma recolocação profissional, não tenha dúvidas: o seu gerente e a sua empresa saberão reconhecer novos cursos e/ou capacitações que você vier a realizar, desde que estejam associadas a sua área de atuação. Com os novos conhecimentos adquiridos, espera-se que você consiga tomar melhores decisões e demonstrar maior eficiência no seu trabalho, o que é muito valorizado no meio profissional.


Aumentar a rede de contatos profissionais


Uma prática comum no mercado é aquela famosa “indicação” que alguém faz de  um conhecido para ocupar uma vaga de trabalho. Hoje em dia isso tem um novo nome: network.

A palavra “network” designa uma rede de contatos profissionais com o intuito de  promover a troca de experiências e informações. Talvez possa surgir uma indicação nesse meio, por que não?

Seja proativo(a) e procure entrar em uma rede social para ser visto(a) por seus colegas de profissão. Prefira uma rede mais séria, que seja voltada para o perfil corporativo, como é o caso do “LinkedIn”. Liste nessa rede suas qualificações profissionais, bem como as suas experiências e habilidades. Uma boa rede de contatos profissionais pode proporcionar muitas oportunidades de emprego. 


Novos rumos


Agora, se você deseja redirecionar a sua carreira, isto é, não está satisfeito(a) com a sua atual profissão, não fique preso(a) a ela. Uma boa qualificação profissional pode ser a melhor estratégia para mudar o rumo da sua carreira.

Em primeiro lugar, estude as possibilidades: mercado de trabalho, salários, empregabilidade, carreira na área, dentre outras. A partir da sua pesquisa, monte um planejamento para que essa mudança transcorra da melhor maneira possível. 

Não esqueça de incluir o tempo necessário para realizar uma qualificação profissional na área desejada e tenha uma reserva financeira, pois essa transição pode demorar um pouco e talvez a sua renda seja temporariamente reduzida. Pense nisso!


Como melhorar a qualificação profissional?


Independentemente da sua área de formação, o desenvolvimento profissional deve ser uma constante na sua carreira e a sua capacidade de adaptação vai determinar o seu sucesso nela. A seguir, listamos os métodos mais comuns para melhorar a sua qualificação profissional:


Eventos Profissionais


Uma tendência na qualificação profissional são os eventos. Eles surgem como opções para expandir o seu conhecimento e aumentar o seu “network”, mantendo a sua agenda de contatos profissionais sempre atualizada. 

Muitos profissionais de renome e grandes empresas promovem palestras, simpósios e “workshops” com muita qualidade e conteúdo. Há inclusive um grande número de eventos sendo transmitidos na modalidade online, o que encurta distâncias e reduz os gastos necessários para marcar presença no evento.


Cursos EAD


Essa modalidade é ideal para profissionais que almejam especialização e/ou recolocação em suas carreiras. Um Curso EAD pode ser “uma degustação” da nova carreira desejada, ou até mesmo um refinamento técnico em sua atual função.

Por ser mais popular e contar com vários incentivos públicos e privados, nos últimos anos houve uma multiplicação de cursos no formato EAD (Ensino a Distância). Nessa modalidade, existe a facilidade de o aluno escolher o seu próprio horário, além de economizar com transporte, material, alimentação, dentre outros. Além disso, é possível conciliar o estudo com o trabalho, algo fundamental para quem está trabalhando no momento. 

Para fazer um curso EAD, basta um computador ou algum dispositivo móvel, como celular, notebook ou tablet, com uma conexão de internet de qualidade.


Ensino Técnico ou Superior


As duas opções de ensino são muito relevantes para quem deseja mudar de carreira, pois elas têm como objetivo oferecer conhecimento e preparar o profissional para o mercado de trabalho na nova área escolhida. Não há uma opção melhor e definitiva entre ensino técnico ou superior, mas sim aquela que mais combina com o seu perfil e os seus objetivos.

Sendo assim, você precisa analisar bem as características citadas aqui e ver se alguma delas atende suas necessidades neste momento da sua vida profissional. Se você deseja encontrar um emprego rapidamente, por exemplo, o ensino técnico é a melhor opção. Porém, se você pode esperar mais um pouco e deseja ter um conhecimento teórico extenso sobre a profissão, além de poder contar com a possibilidade de ocupar cargos hierarquicamente mais elevados, talvez um curso superior seja o mais adequado.


Cursos de Especialização ou Extensão


Sempre é possível dar continuidade aos estudos mesmo após a conclusão de uma graduação ou curso técnico e, assim, ampliar horizontes de atuação, especializar-se e refinar habilidades. Prosseguir em cursos de especialização ou extensão é um meio de enriquecer o seu currículo e aumentar suas chances de contratação ou de conquistar promoções, cargos superiores e aumento salarial no mercado de trabalho.

Com algum esforço e investimento, sempre é possível melhorar sua qualificação profissional, não importa se você está desempregado ou se está buscando uma promoção. A maioria dos cursos de extensão ou especialização duram menos do que uma formação técnica ou superior e seus horários são geralmente compatíveis com a rotina de um profissional que já está empregado.

Em geral, tais cursos só exigem uma formação prévia em nível técnico ou superior. Um Técnico em Enfermagem pode se aperfeiçoar com uma especialização em Enfermagem do Trabalho, Unidade de Terapia Intensiva, Instrumentação Cirúrgica, Obstetrícia ou um Curso de Primeiros Socorros, por exemplo. Por sua vez, um Técnico em Radiologia tem à disposição também um amplo leque de cursos: Radioterapia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Mamografia e Radiologia Odontológica, por exemplo.

O fato é que o mercado de trabalho encontra-se mais e mais segmentado, e por isso nascem sempre novas necessidades e exigências por competências especializadas. Cada área de atuação alarga suas possibilidades e também seus desafios. Cursos como os mencionados apresentam a vantagem de capacitar rapidamente profissionais para atender novas e crescentes demandas em cada setor.

Mas alguns cursos também permitem um redirecionamento da carreira rumo aos seus objetivos profissionais. Ninguém precisa ficar preso à formação de origem. Cursos de extensão são recomendados para o profissional que quer explorar novos conteúdos e aprender habilidades diferentes daquelas transmitidas na graduação ou no ensino técnico e profissionalizante.


Escolha a melhor opção de qualificação profissional


Procure listar os cursos e instituições que atendam a sua necessidade de qualificação profissional e realize uma pesquisa sobre eles, inclusive quanto ao reconhecimento do diploma pelo Ministério da Educação (MEC). Procure o máximo de informações possíveis para acertar na sua escolha e faça sua matrícula!


Como escolher a melhor modalidade de curso


Faça uma avaliação da sua situação atual e escolha a modalidade que melhor atenda às suas necessidades, levando em consideração os custos envolvidos, qualidade de ensino e comodidade. Seja uma formação tradicional como Curso Superior e Técnico, ou algo menos formal, como cursos EaD e eventos, o importante é investir no seu desenvolvimento.


Estabeleça Metas


Estabeleça os seus objetivos e escolha a qualificação profissional que melhor combina com seu perfil e estilo de vida. Considere seus gostos e suas habilidades para que a sua escolha possa trazer a tão desejada realização pessoal, algo fundamental para conquistar sucesso em sua jornada. No seu planejamento, deixe bem claro quais são os seus objetivos para evitar futuras decepções.


Pesquise as demandas do mercado


A tecnologia avança todos os dias e não é difícil perceber que muitas profissões estão desaparecendo. Então fique atento(a) e, antes de tomar a decisão pela qualificação profissional, faça uma pesquisa do mercado de trabalho para saber se a carreira escolhida existirá no futuro.


Conclusão


Escolha uma qualificação profissional que lhe dê não apenas a chance de aumentar os seus conhecimentos, mas também proporcionará um diferencial na hora de concorrer a uma vaga de emprego.



Fonte: Escola Técnica Geração.