As casas de praia ou de veraneio não são novidades, mas foram reconfiguradas a partir do momento em que os setores imobiliário e turístico uniram forças para intensificar suas atuações em regiões que ficam distantes de centros urbanos. Assim, começaram a ser lançados os empreendimentos turísticos-imobiliários, presentes principalmente em cidades litorâneas. 

Para que você entenda qual a diferença desses empreendimentos para as casas de veraneio, além de seus diferenciais, preparamos este post explicando o que são e como eles funcionam. Continue lendo!


O que é um empreendimento turístico-imobiliário?


Como já falamos acima, um empreendimento turístico-imobiliário é resultado da parceria entre os dois setores que o nomeiam. Assim, podemos defini-los como empreendimentos construídos em cidades ou regiões turísticas, com o objetivo de aumentar a movimentação de pessoas e fomentar a economia do local.

Esse aumento da movimentação é consequência da valorização dos terrenos da região, por meio da construção de empreendimentos que são verdadeiros resorts e que estimulam a visitação das pessoas durante seus dias livres.

Aqui em Alagoas, por exemplo, você já deve ter visto anúncios de grandes condomínios construídos em regiões como o Litoral Norte de Maceió. Eles são empreendimentos turístico-imobiliários e funcionam como condomínios de casas ou apartamentos de ocupação sazonal, construídos em regiões afastadas das grandes cidades. 


Como funcionam?


Como são pensados para as famílias aproveitarem seu tempo livre, os empreendimentos turístico-imobiliários apresentam uma excelente estrutura de lazer, que pode incluir piscinas, quadras de esportes, salões de jogos, além de bares e restaurantes. Além disso, a preferência das construtoras é por lugares com praias, especialmente quando se trata do Nordeste brasileiro, oferecendo mais um atrativo para os visitantes.

Em alguns casos, os empreendimentos podem combinar unidades residenciais e unidades de ocupação hoteleira. Alguns condomínios ainda oferecem day use, por meio do qual visitantes podem desfrutar das áreas comuns durante um dia mediante pagamento de uma taxa fixa.


Quais os diferenciais?


À primeira vista, os empreendimentos turístico-imobiliários podem parecer equivalentes às tradicionais casas de veraneio. No entanto, o principal diferencial está na estrutura de lazer que eles proporcionam, que permitem aproveitar o dia inteiro com diferentes programações sem precisar sair do condomínio.

O afastamento dos centros urbanos não é uma desvantagem. Pelo contrário: ele é desejado, pois proporciona maior qualidade de vida longe das atribulações da cidade, como trânsito, falta de segurança e barulho. 

Além disso, ao comprar uma propriedade desse tipo, você tem a chance de usufruir das instalações com sua família. Assim como, tem a possibilidade de apostar no aluguel por temporada, que pode ser uma ótima fonte de renda durante o período em que você não estiver por lá.

Como acabamos de mostrar, investir em um empreendimento turístico imobiliário é uma excelente alternativa. Com ele, você pode desfrutar de excelentes momentos de lazer, além de ter a chance de garantir uma fonte de renda. 



Fonte: Maceió Mar Empreendimentos.