Que o mercado imobiliário é promissor e extremamente concorrido todo mundo já sabe, não é?! E é exatamente por conta disso que a cada ano que se passa mais habilidades e competências são exigidos para a profissão de corretor de imóveis.


Levando isso em consideração é importante que o profissional desta área esteja atualizado sobre as novidades do ramo e que de tempo em tempo procure sempre se capacitar cada vez mais. Os cursos – online ou presenciais – são os principais meios de se adquirir conhecimento aprofundado hoje em dia, pois com eles consegue-se uma imersão interessante que o ajuda a evoluir em diversos aspectos técnicos.


É por saber da importância dos cursos e por querer deixá-lo mais preparado para o mercado que hoje vamos indicar para você 5 cursos considerados essenciais para a área.


1- Avaliações Imobiliárias: Para avaliar um imóvel é necessário ter conhecimento sobre algumas técnicas e por isso precisa ser estudada. Assim como o arquiteto e o engenheiro, o corretor de imóveis também é um profissional que pode realizar esta tarefa dentro do mercado.


Basicamente, a avaliação diz respeito a estimar o valor de um determinado bem (imóvel, neste caso). Podendo ser urbano, rural, residencial, comercial, etc, a avaliação da propriedade imobiliária pode ser usada para aluguel, compra ou venda, além de poder servir também para a esfera judicial (hipotecas, seguros, inventários).


É importante ressaltar que para assumir essa tarefa o corretor deve possuir um curso superior de Gestão Imobiliária ou ter feito uma especialização em avaliação de imóveis. Sendo assim o profissional poderá dar entrada no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários do Sistema COFECI/CRECI) e aumentar suas possibilidades de ganhos no futuro.


2- Técnica de Vendas: Se você deseja ter ainda mais poder de negociação, persuadir potenciais clientes com mais firmeza e aprender novas estratégias que possibilitarão fechar negócios mais compensatórios, o curso de técnica de vendas é ideal para você.


Além disso, num curso deste tipo você também pode entender melhor os variados tipos de perfis dos seus clientes e saber a melhor maneira de abordar e se relacionar com eles. É importante também mencionar aqui que a renda mensal do corretor está diretamente atrelada ao seu volume de vendas, portanto este curso vem a se tornar um importante aliado para multiplicar os seus ganhos e ser mais assertivo nas negociações.


3- Técnico em Transações Imobiliárias: Mais do que um conhecimento, o curso TTI é obrigatório para todos aqueles que desejam se tornar um profissional do mercado imobiliário. 


Somente após concluir este curso – e realizar todos os processos junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) – é que o indivíduo poderá ser efetivamente chamado de corretor. As pessoas que estiverem matriculadas no curso TTI terão que realizar um estágio e ainda não poderão atuar na venda de imóveis, pois não possuem o registro no CRECI.


Lembramos também que o curso só é válido quando o mesmo é reconhecido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis, portanto, atente-se a este fato quando for realizar seu curso TTI.


4- Documentação Imobiliária: Você sabia que um curso sobre documentação imobiliária faz com que se tenha um entendimento melhor sobre todo o processo fazendo com que o corretor agilize alguns processos burocráticos?


Pois é! Ao realizar este curso, você – profissional do ramo imobiliário – se especializará ainda mais na área, conferindo a si mesmo uma autonomia e agilidade no trâmite de qualquer negociação.


5- Curso de Corretor de Imóveis Online: Apesar de não ser uma exigência do CRECI, o curso de corretor de imóveis online vem sendo cada vez mais procurado devido a digitalização de muitos processos.


No curso mencionado o corretor aprende a utilizar a internet e as ferramentas do mundo digital para criar oportunidades de negócios. Além disso, ele também aprende a como divulgar com mais eficiência os seus imóveis e como se relacionar com outros corretores e clientes através da web.



Fonte: Supremo.