Após a pandemia da covid-19 e o período de isolamento proposto, o interesse por viajar aumentou consideravelmente: a Pesquisa Globo mostrou que em 2022, 43% das pessoas estavam poupando recursos para viajar. Com a chegada de 2023, as tendências das viagens apontam para o turismo compartilhado, que une vários estilos em uma só maneira de explorar o mundo.
O turismo compartilhado consiste em uma experiência de viagem que é, de alguma maneira, coletiva. Entre as opções, são muitas: alguns optam por alugar quartos em residências, trocar mão de obra por hospedagem ou locais que fomentem a socialização entre os convidados. Todas as formas partem do princípio da ‘economia compartilhada’, garantindo sustentabilidade e fazendo mais com menos, otimizando espaços e aproveitando ao máximo o local.
Adquirir um imóvel juntamente com outras pessoas também é uma das formas do turismo compartilhado. Nesse modelo, também chamado de multipropriedade, um grupo de pessoas compra uma propriedade, dividindo os custos e o período de estadia. Assim, o imóvel é utilizado em sua totalidade e o valor de sua manutenção fica mais atrativo para os donos.
“Cada vez mais as pessoas têm buscado experiências que tragam também identidade, conforto e valores agregados, o que torna esse um novo caminho para o turismo nos próximos anos. As pessoas não querem apenas um local bonito, querem uma ligação e um sentido naquela experiência”, conta Leonardo Higor, head de Marketing do Okan Pipa Multi Residence.
A multipropriedade pode ser qualquer imóvel pronto para ser comercializado, mas nos últimos anos cresceu o número de condomínios criados com essa finalidade e os dados apontam ainda uma expansão: A Resort Condominiums International (RCI), empresa global de turismo compartilhado, prevê expansão de 40% desse tipo de turismo no Brasil.
O modelo de negócio abriu um leque de possibilidades para o turismo, criando novas formas de viajar. O intercâmbio de férias é uma delas: na multipropriedade, quando o proprietário está no período de utilizar o imóvel, pode trocar suas semanas com outros empreendimentos do mesmo estilo, podendo ser hotéis e resorts ao redor de todo o mundo, administrados por ‘intercambiadoras de férias’.
Em breve o Nordeste terá uma opção de multipropriedade. O ‘Okan Pipa Multi Residence’, da incorporadora Allimulti, está sendo construído na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. O condomínio de alto padrão contará com serviços de hotelaria integrados, piscinas, saunas, academias e inúmeras funcionalidades.
Okan – O Okan Pipa Multi Residence é um empreendimento da Allimulti. Ele contará com 106 apartamentos, divididos em cotas, sendo um condomínio projetado para dias de descanso que tem tudo para se tornar o refúgio de quem quer menos barulho e mais natureza: de frente à praia, o resort integra as áreas e tem ainda a estrutura completa, com piscina, spa, academia, e uma vista de tirar o fôlego.
Sobre Pipa – A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Ela une belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego, culinária de alta qualidade e toda uma infraestrutura. Possui falésias, areias brancas, águas cristalinas e muito verde. Também conta com piscinas naturais e pequenas baías, habitadas por golfinhos e tartarugas marinhas.
Fonte: Mais PB.
Deixe um comentário