De acordo com arquiteto Evandro Alciati, de Itapetininga (SP), é possível transformar a área de lazer com pouco investimento.



Uma pesquisa feita pela plataforma digital de moradia QuintoAndar, em parceria com o instituto Offerwise, mostrou que os brasileiros estão mais preocupados com características que antes eram consideradas menos relevantes na construção e decoração de uma casa.


De acordo com o levantamento, 28,4% das pessoas começaram a dar mais importância para as áreas verdes ao redor dos imóveis, enquanto 25% passaram a valorizar mais as áreas de lazer, durante a pandemia da Covid-19.


Por isso, nós separamos dicas para transformar a decoração desses ambientes de forma rápida e com baixo investimento.


Área verde


De acordo com o arquiteto Evandro Alciati, investir na área verde é uma forma de deixar o ambiente com uma estética harmoniosa e aconchegante.

Mesmo para as pessoas que possuem uma varanda, é possível trazer o frescor da natureza por meio de paredes vivas e jardins verticais. Basta separar um suporte e escolher a planta mais adequada.

"É preciso tomar cuidado com o tipo de ambiente. Algumas plantas não suportam o calor excessivo. Por conta disso, é sempre bom consultar um profissional que entenda de vegetação. Isso pode ser feito no próprio estabelecimento, na floricultura, onde as plantas são vendidas", ressalta.


Instalação de deck


Para as pessoas que desejam transformar a parte inferior do quintal ou varanda, sem mexer com obras, a opção é a instalação de decks. Além de elevar o nível do piso e de deixar a superfície mais quente, a madeira combina perfeitamente com o verde das plantas.

"O custo também acaba sendo mais vantajoso, já que não tem necessidade de quebrar o contrapiso e gastar com pedreiro".


Reaproveitamentos de madeira e metal


Pensando em sustentabilidade, até mesmo madeira de demolição e peças de aço descartadas podem ser usadas para transformar a decoração da área de lazer. Basta um pouquinho de criatividade e empenho, segundo o arquiteto.

A madeira de demolição ou o aço podem ser aproveitados na fabricação de trepadeiras, suportes e até em móveis, como mesas e sofás. O custo-benefício é muito bom. No caso da madeira, é preciso lixar bem, passar um fundo de madeira e escolher a cor desejável. Já no caso do aço, ferro, é preciso lixar e passar um fundo preparador de metal".


Pontos de luz


A escolha certa da iluminação é capaz de trazer mais conforto e charme para um ambiente. Além disso, ela ajuda as pessoas a repararem em detalhes arquitetônicos que antes não enxergavam.

No caso da área de lazer, a tonalidade amarela é a mais indicada para transmitir a sensação de aconchego.

Outra dica do arquiteto é aproveitar as luzes LED, usadas na decoração de Natal, para dar um charme ao ambiente.

"Só não são recomendadas aquelas que são coloridas, já que podem destoar do ambiente. Se feito de forma correta, com tonalidade amarela, as luzes podem seguir portões, vasos e dar um toque especial na sua área de lazer.



Fonte: G1.