1. Mantenha o imóvel bem conservado
Quem visita uma casa ou apartamento gosta de ver tudo em ordem, não é verdade? É por esse motivo que, mantendo o local bem conservado e com a manutenção em dia, será possível alugar o imóvel com maior facilidade.
É preciso estar atento à qualidade da pintura, às infiltrações, à existência de pisos e azulejos soltos ou quebrados, assim como aos problemas em instalações elétricas ou hidráulicas. Lembre-se de que um mero detalhe pode inviabilizar, completamente, a locação do seu espaço.
Em um primeiro momento, você pode até imaginar que cuidar da manutenção de uma propriedade dá um certo trabalho. Mas acredite: o custo para manter um imóvel vazio pode ser muito mais elevado para o seu bolso!
2. Invista em melhorias
Se você busca um locatário com perfil específico, uma boa dica para alugar o imóvel rapidamente é fazer benfeitorias, a fim de torná-lo atrativo para esse público.
Por exemplo: imagine que você pretende alugar a residência para universitários. Nesse caso, seria interessante montar um cantinho de estudos agradável e com boa infraestrutura.
Com esse cuidado, as chances de atrair mais pessoas e fechar negócio com facilidade podem ser bem maiores. Já se o seu público-alvo for famílias grandes e de classe média, investir em uma boa área de serviço ou cozinha equipada será um grande diferencial.
Tenha em mente que um imóvel conservado, e que se destaca pela qualidade dos espaços e acabamentos, tem muito mais potencial frente aos outros. Desse modo, dependendo das melhorias realizadas, será possível não somente alugar a propriedade com rapidez, mas, principalmente, por um valor mais elevado do que o preço de mercado.
3. Contrate uma imobiliária de boa reputação
Não tem jeito! Por mais que existam ótimas ferramentas de anúncios na internet, a colaboração que os profissionais do ramo imobiliário oferecem vai muito além da divulgação.
Uma imobiliária de confiança, com corretores qualificados, corpo jurídico próprio e liderança participativa terá todos os conhecimentos e ferramentas necessários para fazer a avaliação correta do imóvel, prospectar clientes, acompanhar as visitas, mediar as negociações, lidar com a documentação que envolve o acordo e garantir o recebimento do seu aluguel no dia firmado.
Juntas, essas características contribuem — e muito — para alugar seu imóvel rapidamente.
4. Seja flexível para alugar o imóvel rapidamente
Ao longo de uma negociação imobiliária, as duas partes buscam, naturalmente, fechar um acordo que seja melhor para si, certo? Por esse motivo, a flexibilidade é uma característica necessária para quem deseja alugar o imóvel rapidamente.
Aqui, a dica é que você se mantenha aberto e sempre considere avaliar as contrapropostas dos interessados. Esse é o caso de reduzir ligeiramente o valor do aluguel, assumir as prestações do IPTU ou permitir que o inquilino faça pequenas reformas com abatimento no preço.
Vale ressaltar que estar disposto a negociar pode ser um ponto decisivo para chegar a um acordo bem-sucedido. Tenha em mente que obter um rendimento um pouco menor é mais vantajoso que manter o imóvel vazio.
5. Invista em fotos e filmes de qualidade
Outra dica de ouro para alugar o imóvel rapidamente é fazer fotos e filmes de qualidade do local.
Para que o resultado das suas imagens seja um sucesso, considere alguns itens importantes, como:
antes de registrar as imagens, abra as janelas e deixe os cômodos bem iluminados;fotografe os diferenciais do imóvel, sejam os revestimentos, os móveis planejados ou os detalhes decorativos;invista em um equipamento fotográfico de boa qualidade;mantenha os cômodos limpos e organizados.
6. Aposte nos móveis planejados
Alguns proprietários não imaginam, mas investir nos móveis planejados é uma excelente solução para alugar o imóvel rapidamente. Ao instalar esse tipo de mobília no local, você conseguirá deixá-lo mais moderno, clean e sofisticado.
A cozinha, os dormitórios e a área de serviço são os cômodos que melhor recebem essas peças. Outra vantagem interessante é que, com os planejados, é possível transmitir a impressão de que o cômodo parece maior do que ele realmente é, sendo mais um grande atrativo para fechar negócio com tranquilidade!
E por conta de todos esses motivos, muitos inquilinos sonham com espaços que sejam feitos sob medida, já que eles conseguem ser bem mais funcionais e estilosos do que os móveis comuns.
O único conselho é para não ousar demais na hora de escolher as cores da mobília, sempre preferindo superfícies de tons neutros e textura lisa, que conseguem agradar a todos os gostos com mais facilidade.
7. Fique de olho aos períodos de maior procura
Você sabia que determinados períodos do ano são mais favoráveis para quem deseja alugar um imóvel? Isso mesmo! Janeiro, fevereiro e março são os meses em que executivos e estudantes costumam procurar novos lares para morar.
E entender a razão disso é bem simples: o começo do ano é uma época em que as pessoas dão início às suas realizações.
Estudantes ingressam na universidades, enquanto os profissionais podem ser transferidos para outras cidades ou conquistar um emprego novo. Sendo assim, prepare-se e mantenha o seu espaço bem organizado para apresentá-lo ao público!
Por último, coloque em prática essas dicas e evite ficar com o seu investimento parado. Casas, apartamentos ou salas comerciais ocupadas podem representar uma renda extra no final do mês.
E para ter mais tranquilidade e segurança durante todo esse processo de locação, procure ainda realizar cada ação de forma correta — de preferência, utilizando um contrato de aluguel feito por uma imobiliária de confiança. Combinado?
Fonte: G1.
Deixe um comentário