O técnico de eletromecânica normalmente é um profissional da área da manutenção dentro da indústria, ele é responsável por integrar as áreas de instrumentação e controle de processos industriais junto com a eletrônica e mecânica industrial, manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança.
Este profissional tem a capacidade de projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos, como eletropneumática e eletrohidráulica, programar e executar atividades que envolvem controle de processos, projetos elétricos, eletrônica industrial, controles lógicos programáveis e operações de máquinas elétricas.
Tempo de duração e matriz curricular.
Em média, como a maioria dos cursos de formação técnica, o curso técnico de eletromecânica tem a duração de dois anos, podendo variar entre um ano e meio e três anos, isso é devido a algumas instituições de ensino disponibilizarem o curso integrado com o ensino médio, fora o estágio supervisionado, que geralmente é obrigatório. É importante lembrar que o tempo de duração mínima do curso e do estágio varia de acordo com a instituição de ensino.
Pelo fato do curso ser muito amplo, abordando as áreas da elétrica e mecânica, sua matriz curricular é extensa, tendo como disciplinas:
Eletricidade básica, mecânica I e II, acionamentos elétricos, máquinas elétricas, organização industrial, desenho mecânico, instalações elétricas, medidas elétricas, projeto de máquinas, automação industrial, ciência dos materiais, eletrônica industrial, instalações elétricas em alta tensão, manutenção industrial, processos tecnológicos, projetos de instalações especiais, projetos elétricos, sistemas térmicos, sistemas hidráulicos e pneumáticos.
Média salarial nacional:
A média salarial para o técnico em eletromecânica é de aproximadamente dois salários mínimos, podendo variar entre um salário e meio até cinco salários mínimo, essa variação no valor da remuneração ocorre de acordo com a região, experiências e capacitação do profissional.
Áreas de atuação e mercado de trabalho:
O técnico em eletromecânica possui uma área de atuação muito ampla, podendo atuar em concessionárias de energia elétrica, empresas de manutenção e automação industrial, empresas de refrigeração, de informática, de equipamentos e instalações eletromecânicas, indústria petroquímica, automobilística, ferroviária, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e de pesquisa.
Geralmente os técnicos em eletromecânica são voltados para a manutenção dentro das indústrias, onde geralmente gera uma grande demanda de mão de obra profissionais, devido a grande quantidade de equipamentos eletromecânicos contidos dentro das indústrias.
Algumas empresas por não possuírem equipes de profissionais dedicados a cada uma das áreas, elétrica e mecânica, acabam optando pelos profissionais eletromecânicos, que integram essas duas áreas em apenas um único profissional, além de poderem atuar dentro da indústria, como técnicos de manutenção, atuar no setor público, por meio de concursos, autônomo, auxiliando no desenvolvimento e na execução de projetos, usinagem mecânica, petrolíferas e na geração e transmissão de energia elétrica.
Fonte: Mundo da Elétrica.
Deixe um comentário