A corretagem de imóveis oferece muitas oportunidades para o profissional, porém, é preciso estar bem preparado para exercer essa profissão, um dos principais passos para isso, é realizar o curso de TTI e tirar o CRECI. Mas, engana-se quem pensa que essa formação é só para o CRECI,  o seu conteúdo vai muito além do estudo para obtenção desse registro, sabia? Então confira 5 coisas que você aprenderá no TTI. 


1. Direito Imobiliário

Não é somente o advogado que atua no mercado imobiliário que deve entender de leis específicas desse setor, mas principalmente o corretor de imóveis que precisa entender as principais normas que se relacionam com a atividade imobiliária. Neste componente curricular será estudado sobre responsabilidade civil e os aspectos jurídicos que envolvem desde a formação do contrato até a sua extinção. Será tratado assuntos como: 


  1. Código de defesa do consumidor;
  2. Noções preliminares de contratos;
  3. Extinção de contratos e responsabilidade civil;
  4. Normas reguladoras da locação de imóveis, incorporação imobiliária e legislação.


2. Marketing Imobiliário

O marketing é muito importante em diversas áreas, e no setor imobiliário principalmente.  O corretor de imóveis é um profissional autônomo e precisa saber muito bem como ofertar os seus serviços adequadamente. No componente curricular marketing imobiliário do curso TTI, o corretor de imóveis aprenderá a utilizar o marketing de forma assertiva para o seu sucesso profissional. Será tratado assuntos como:


  1. Inteligência de mercado: ferramentas, análise de dados e decisão;
  2. Experiência do consumidor;
  3. Plano de marketing imobiliário: adaptação, ativação e avaliação.


3. Organização e Técnicas de Negociação 

Saber planejar e executar uma negociação imobiliária é fundamental para o corretor de imóveis, no componente curricular organização e técnicas de negociações o corretor de imóveis aprenderá a utilizar ferramentas organizacionais que auxiliam no seu dia a dia.  Será tratado assuntos como:


  1. Estrutura e processos organizacionais;
  2. Plano de negociação;
  3. Ferramentas de organização;
  4. Excelência no atendimento.


4. Operações Imobiliárias: disciplina fundamental para o corretor de imóveis

Aprender sobre as operações imobiliárias é essencial para todo corretor de imóveis em formação. Neste componente curricular se estuda a atuação do corretor de imóveis, desde o surgimento da profissão, características fundamentais, possibilidades de atuação até ferramentas que auxiliam no seu desenvolvimento profissional. Será tratado assuntos como:


  1. Atividade de corretagem;
  2. Código de ética do corretor de imóveis; 
  3. Orgãos fiscalizadores;
  4. Empresa imobiliária.


5. Relações Humanas e Ética

As relações humanas e a ética permeiam as atividades do corretor de imóveis. A postura do profissional em corretagem de imóveis precisa seguir valores éticos inerentes a sua profissão e ter uma boa conduta em todas as transações imobiliárias. Será tratado assuntos como:


  1. Relações humanas e sua importância nas transações imobiliárias;
  2. Trabalho em equipe;
  3. Marketing pessoal;
  4. Inteligência emocional.


Além dos componentes curriculares descritos acima, o corretor de imóveis também irá aprender no curso de TTI sobre economia e mercado, matemática financeira, desenho arquitetônico e noções de construção civil e comunicação e expressão em língua portuguesa.


Para realizar o curso de TTI, é necessário ser maior de 18 anos e ter o ensino médio completo. Após a conclusão do curso, você consegue fazer a solicitação para tirar o CRECI. 



Fonte: Ibresp.