Os empreendimento multipropriedade são uma nova maneira de os investidores encontrarem oportunidades no mercado imobiliário.

Se você deseja aproveitar as vantagens que uma multipropriedade oferece, precisa primeiro entender tudo o que tem a ver com esse modelo investimento, como os tipos de imóveis disponíveis e o que você precisa saber antes de investir.

Ficou interessado? Continue a leitura.



O que é um empreendimento multipropriedade?


Um empreendimento multipropriedade é uma forma inteligente e econômica de adquirir um imóveis, geralmente para veraneio.

A principal característica desse tipo de aquisição é que você compartilha a propriedade com outras pessoas. Em troca vocês também dividem os custos gerados por ela, e podem utilizá-la de forma exclusiva em períodos determinados, de acordo com o número de proprietários.


Qual a diferença de um empreendimento multipropriedade para um condomínio?


Um empreendimento multipropriedade é normalmente usado para férias ou descanso no fim de semana. Enquanto os condomínios geralmente são utilizados como residências permanentes.

No multipropriedade, os donos do imóvel (cotistas) podem utilizá-lo em períodos específicos definidos previamente e com algumas regras pré-estabelecidas.

Sendo que no condomínio você pode utilizar sua unidade quando quiser e como bem entender – de acordo com o regimento interno e convenção condominial.


Qual a diferença de um empreendimento multipropriedade para um time-sharing?


A diferença entre timeshare e multipropriedade é que o primeiro é apenas uma das muitas características que o último possui.

Muitas pessoas costumam se confundir com esses dois termos, mas não é difícil entender a diferença.

No empreendimento multipropriedade todos os acionistas são coproprietários do imóvel em questão, já o Timeshare funciona mais como uma prestação de serviço que é oferecida aos consumidores (e eles não são donos da unidade contratada).

Normalmente, as empresas que prestam este serviço têm empreendimentos em locais diferentes. Ao assinar o contrato, você adquire o direito de escolher em qual das unidades (do país ou mundo) quer ficar.


Tipos de empreendimentos multipropriedades


Diversos tipos de empreendimentos podem fazer parte de uma multipropriedade, dentre os principais podemos citar:


  • Condomínios (de casas ou prédios);
  • Resorts;
  • Hotéis;
  • Flats.

 

Como constituir multipropriedade?


Ao contrário dos demais tipos de investimentos imobiliários, na multipropriedade o cotista tem direito exclusivo sobre o imóvel apenas no período em que ele utilizar, de acordo com a programação acordada entre todos os proprietários.

Você pode comprar a sua propriedade diretamente de um grupo que trabalhe com essa modalidade, principalmente em casos de empreendimentos novos, ou adquirir a sua cota de outro proprietário.

Normalmente, quando adquirido na planta, o investimento é mais acessível e vantajoso, pois o valor do imóvel pode aumentar consideravelmente depois de pronto.


Quais as características de um empreendimento multipropriedade?


  • Uma multipropriedade possui mais de um proprietário, chamados de cotistas, pois compram frações de determinado imóvel.
  • Cada proprietário tem o direito de usar a unidade por determinados períodos durante o ano, que vão variar de acordo com o número de cotistas, normalmente cerca de 7 dias por mês, no caso de 4 coproprietários.
  • Em sua grande maioria, os empreendimentos estão localizados em pontos turísticos.
  • Os investidores devem dividir os custos da unidade, igualmente ou de acordo com o número de frações.
  • Ao adquirir um imóvel por esse sistema, você é assegurado por lei, possuindo registro e escritura pública da sua fração.
  • Esse é um bem como qualquer outro, desse modo, você pode vender, locar, doar e até deixar de herança.
  • A maioria dos empreendimentos multipropriedades são afiliados de alguma intercambiadora. Isso possibilita que você troque os seus dias de uso do imóvel por por outros destinos, que podem ser tanto nacionais quanto internacionais.

 

Quem cuida da gestão de um condomínio multipropriedade?


De acordo com a Lei 13.777, a gestão de uma multipropriedade é feita por um administrador que é escolhido na instituição do condomínio ou em uma eleição feita em assembleia geral.

De maneira simplificada, a administração desse tipo de empreendimento é semelhante ao dos condomínios tradicionais. No entanto, os cotistas devem dividir todas as despesas, já que não há apenas um proprietário.


Quais as vantagens da compra do imóvel fracionado para os proprietários/investidores?


Certamente, comprar uma multipropriedade oferece inúmeras vantagens para os cotistas, veja a seguir as principais:


  • Muitas pessoas adquirem imóveis perto da praia para aproveitar o verão, mas na baixa temporada acabam não utilizando. Em muitos casos, chegam a usar a propriedade menos do que um mês no ano, só que há custos todos os meses, independentemente de ter usado ou não. No caso do imóvel fracionado, isso não acontece, pois você divide todas as despesas com os outros investidores.
  • Você pode ter um imóvel de alto padrão com um investimento bem menor se comparado a compra exclusiva deste.
  • Caso você não utilize a sua unidade no período programado, poderá alugá-la e, assim, lucrar com ela.
  • Alguns empreendimentos oferecem a possibilidade de intercâmbio. Isso significa que você pode aproveitar hotéis, pousadas e outros empreendimentos multipropriedades.
  • Na maioria das vezes você consegue vender a fração adquirida por um preço maior do que o de compra, já que esses imóveis costumam ter alta valorização.

 

E aí, gostou dessa possibilidade de investimento? Certamente é a opção certa para adquirir um imóvel de alto padrão, em uma ótima localização e com um preço acessível.



Fonte: Manager.