A transformação digital é o processo de utilizar a tecnologia para criar ou aprimorar processos e experiências tanto dos clientes quanto da empresa. Vale ressaltar que essa transformação não é apenas um uso de um novo recurso tecnológico, mas a mudança de hábitos para planejar, pensar e construir digitalmente um negócio. 

O uso da tecnologia auxilia desde o mercado da construção civil até o mercado imobiliário. Conforme os recursos vão surgindo, a tecnologia é implementada desde a fase de obras até nas experiências dos usuários na fase de compra. Confira algumas tecnologias para o mercado em 2022. 


1.Integração entre ações online e offline 


O conceito phygital é o futuro da publicidade e o mercado imobiliário já está se inserindo nesse processo. A palavra é uma junção de physical + digital em que o conceito é criar estratégias que integrem o meio offline com o online. 

O mercado imobiliário tem se desenvolvido muito bem com o uso de QR Code. A tecnologia começou a ser utilizada para inserir os contatos dos corretores ou uma visita guiada a um decorado virtual, por meio do QR. 

Assim, essa tecnologia pode ser utilizada em outdoors, busdoor, cartões de visita, comunicações de evento, oferecendo uma experiência aprofundada daquela que está sendo vivenciada no mundo offline. Esse recurso, além de agregar novas informações, dá liberdade ao usuário de trilhar sua jornada na compra, venda ou aluguel do imóvel.


2. Uso de dados e tecnologia artificial 


Diariamente, consumimos e produzimos uma série de informações. Esses dados, sozinhos, não representam muita coisa. Contudo, ao aplicá-los corretamente com o uso da inteligência artificial (AI), é possível transformar o negócio e identificar tendências que vão influenciar no aumento das vendas. 

A R.E.A, por exemplo, é uma inteligência artificial desenvolvida pela Docket, a fim de ajudar na leitura de matrículas de imóvel e extrair, rapidamente, gravames e informações desta certidão. 

Atualmente, a maioria dos softwares e sistemas utilizados pelas empresas possuem relatórios que facilitam a análise de dados registrados nos sistemas. Assim, é importante que a organização tenha uma inteligência analítica para analisar e identificar as melhores ações que podem ser tomadas a partir disso. 

Nesse sentido, no mercado imobiliário, os dados dos usuários já são utilizados para criação de anúncios e ofertas mais segmentados ao seu perfil. Esse uso é importante, pois simplifica os processos de compra e venda, indicando um match perfeito entre comprador e vendedor. Além disso, para imobiliárias, corretores e outras empresas do setor isso reduz custos de operação e encurta o período de tempo de duração de uma venda. 



Fonte: Docket.