O desemprego no Brasil caiu no último trimestre de junho a agosto para 13,2% em relação à porcentagem mais alta do ano, que chegou a 14,7% de acordo com dados oficiais publicados no final de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do recuo, o número de desempregados ainda amarga um alto contingente, totalizando 13,7 milhões de pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Quanto à remuneração média dos trabalhadores, esta caiu para 10,2% em relação a 2020 no mesmo período de junho a agosto.


Diante desse cenário incerto economicamente no país, mas de queda contínua no desemprego, procurar meios para se destacar profissionalmente pode trazer boas oportunidades no médio e longo prazo.


Listamos 6 cursos técnicos e profissionalizantes para quem está iniciando no mercado de trabalho ou está em transição de carreira e pretende garantir uma vaga de emprego para o próximo ano. Veja a seguir os cursos mais promissores para 2022:


1 - Técnico de Desenvolvedor Mobile


2 - Técnico em Segurança do Trabalho


3 - Técnico em Logística


4 - Técnico em Agenciamento de Viagem


5 - Técnico em Alimentos


6 - Técnico em Redes de Computadores


Técnico Desenvolvedor Mobile

A evolução digital é uma realidade em constante movimento, o que justifica a demanda por profissionais que atuem na área de tecnologia em empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte. O curso técnico de desenvolvedor mobile, é portanto, uma grande aposta para 2022, preparando os profissionais para atuarem nas áreas de TI e Telecomunicações.

Na profissionalização, o aluno aprende sobre programação e como desenvolver aplicativos para Android e iOS, além de soluções para desktop e web.

Algumas das áreas de atuação são: projeto e desenvolvimento para mobile, gerenciamento de banco de dados aplicados a mobile, gestão de informação e segurança em ambiente mobile, entre outros.


Técnico em Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho também é uma atividade extremamente promissora para 2022. O profissional atua em conjunto com engenheiros para garantir ambientes de trabalho mais seguros para todos, sejam funcionários, parceiros ou clientes.

A rotina de um Técnico em Segurança do Trabalho inclui identificar fatores de risco de acordo com normas regulamentadas, aplicar medidas de redução de danos, elaborar políticas de segurança e fiscalizar o cumprimento das regras por parte dos trabalhadores.

Com o curso, o profissional pode buscar oportunidades para atuar em empresas privadas ou públicas, de diversos segmentos, como: construção civil, aeroportos, indústrias, hospitais, empresas de mineração de gás e petróleo, comércios e instituições de ensino.


Técnico em Logística

A logística é um setor de extrema importância das empresas, portanto ano após ano se mantém como uma especialização promissora. O profissional dessa área é o responsável por cuidar de todo o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias e produtos de uma companhia ou indústria.

O curso de Técnico em Logística capacita os profissionais para planejar e gerenciar um estoque, gerenciar o fluxo de mercadorias, executar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, entre outras funções relacionadas à organização logística de uma empresa.


Técnico em Agenciamento de Viagem

O setor do turismo sofreu forte impacto com a pandemia do coronavírus, mas voltou a crescer nos últimos meses com a flexibilização das restrições impostas pela Covid-19. Sendo assim, o curso Técnico em Agenciamento de Viagem é certamente uma escolha promissora para 2022.

No curso, o profissional vai ser capacitado e habilitado para desenvolver atividades de vendas e serviços de pós-venda de pacotes e produtos turísticos, além de realizar consultoria de viagens sobre roteiros e destinos.

O Técnico em Agenciamento de Viagem pode atuar em agências de viagem, agências de intercâmbio, transportadoras turísticas, terminais de empresas rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias e empresas turísticas no geral.


Técnico em Alimentos

Fazer a especialização de Técnico em Alimentos é uma alternativa promissora e mais rápida para entrar no mercado de trabalho para quem não pretende fazer - ao menos em um primeiro momento - as graduações em Nutrição ou Engenharia de Alimentos.

O curso habilita o profissional para ser responsável por todos os procedimentos que envolvem os processos produtivos, conservação e industrialização dos alimentos de origem animal e vegetal.

O Técnico em Alimentos pode atuar em indústrias alimentícias, supermercados, empresas de distribuição de alimentos, padarias e cozinhas industriais ou hospitalares.


Técnico em Redes de Computadores

Assim como o Desenvolvedor Mobile, o Técnico em Redes de Computadores é um profissional bastante requisitado já que a área de tecnologia ainda carece de profissionais qualificados.

O Técnico em Redes de Computadores é o responsável por montar, configurar e fazer a manutenção dos computadores em rede de uma empresa. Ele também realiza a instalação e configuração de sistemas operacionais e dispositivos de comunicação digital.

O aluno aprende no curso técnico saberes que incluem fundamentos dos sistemas operacionais, arquitetura de servidores, comunicação de dados, fundamentos de computação, construção de algoritmos, entre outros temas relacionados à tecnologia.



Fonte: Yahoo!notícias.