Tem muita gente que quando termina o Ensino Médio vê como próximo passo o vestibular e a faculdade. Entretanto, há um outro caminho que pode ser seguido para entrar no mercado de trabalho. Estamos falando do curso técnico.

Ele é uma boa alternativa para quem quer entrar começar a trabalhar logo ou quer conhecer uma determinada área antes de fazer a graduação em si.


Mercado de trabalho


Os cursos técnicos podem ser realizados ao mesmo tempo em que o aluno está no Ensino Médio. Com isso é possível ter uma formação direcionada ao mercado de trabalho e ao sair da escola pode ter mais chances de conseguir um emprepo.

Também é possível fazer o curso depois que terminar o Ensino Médio. Neste caso, as chances de entrar no mercado logo no início do curso são grandes, algo que não acontece sempre na graduação.


Conhecimento sobre a área


Ao ser um “estudante técnico”, ao longo do curso o aluno se desenvolve por meio de estágios e já garante experiência para trabalhar na área de formação.

Fazer um curso técnico também facilita na hora de escolher uma graduação, já que o aluno terá mais certeza do que realmente quer para a carreira.


Por que fazer um curso técnico?


Existem muitas vantagens de fazer esse tipo de curso. Confira algumas delas!


  • Rapidez na formação: você aprende uma profissão e já vê as coisas na prática.
  • Menor valor: esse tipo de curso costuma ter mensalidades mais acessíveis.
  • Formação prática: os cursos têm como foco o aprendizado prático da ocupação profissional.
  • Retorno financeiro: ao sair do curso como um profissional pleno, o aluno pode ser contratado em profissões exigentes e com maior remuneração.
  • Estágio: como a formação é técnica, não é necessário fazer estágio obrigatório como na graduação.
  • Aceitação no mercado de trabalho: até pouco tempo o mercado de trabalho buscava procurava profissionais formados em faculdades, mas este cenário já mudou. A procura por profissionais técnicos cresce em todos os setores da economia.



Fonte: Catho.