O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou a abertura de 40 mil vagas para a 2ª edição do ‘Trilhas de Futuro’, programa que tem como objetivo oferecer aos jovens mineiros cursos técnicos gratuitos com perspectiva de empregabilidade. As oportunidades serão disponibilizadas em todas as regiões do estado e as instituições interessadas em oferecer as formações profissionais já podem se inscrever, pelo site do programa. 

Nesta edição do Programa Trilhas de Futuro, serão priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros. O mapeamento considerou também a existência de instituições que oferecem os cursos prioritários com base no censo escolar. O Edital prevê 116 cursos diferentes, em 97 municípios prioritários.


Quem pode participar dos cursos técnicos gratuitos?


O público alvo para participar dos cursos técnicos gratuitos do Trilhas do Futuro abrange os estudantes o 2º e 3º anos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos do Ensino Médio. As vagas serão priorizadas aos alunos da rede pública estadual, seguida das demais redes pública e privada. Nesta segunda edição do programa, será mantida a ajuda de custo para vale-transporte e alimentação, com o valor previsto de R$ 18 ao dia. Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 04 de abril.


O que é curso técnico?


O curso técnico é definido pelo MEC como uma qualificação de nível médio que pode ser desenvolvida em dois modelos: concomitante ao ensino médio ou após a finalização dessa etapa. Com duração média de até dois anos, os cursos técnicos têm como principal característica a preparação do estudante para ingressar rapidamente no mercado de trabalho, proporcionando conhecimentos práticos, objetivos e voltados a áreas especificas.



Fonte: Educa Mais Brasil.