A tecnologia tem promovido mudanças no comportamento da sociedade em diversos segmentos, inclusive no turismo. Com isso, novos formatos de hospedagem têm se popularizado cada vez mais, com o artifício de diversas plataformas de pesquisa e reserva.


Mas um fato curioso é que nesse contexto, as pessoas passaram a buscar por estruturas de hospedagens residenciais ou que se aproximem do ambiente de uma casa.


Mesmo com tantas mudanças, o comportamento de consumo segue direcionado para o ambiente de acolhimento, o famoso “se sentir em casa”. Nesse cenário, o modelo de multipropriedade, que consiste na aquisição de um imóvel por frações, de maneira coletiva, está em crescente expansão no Brasil.


E assim, fazendo com que os brasileiros optem por trocar hospedagens hoteleiras tradicionais por apartamentos, do qual são proprietários de uma ou mais cotas, em complexos mais sofisticados.


Crescimento no Brasil


Dessa forma, de acordo com pesquisa recente da Caio Calfat Real State Consulting, em 2022, o segmento de multipropriedade cresceu 21,88%. Isso porque os benefícios do modelo são diversos, mas o principal deles é a conveniência.


Pois, nesse tipo de negócio, as pessoas conseguem unir o conforto de estarem em casa, por um valor acessível e compatível com o preço de estadias em hotéis. Porém, usufruindo de todos os benefícios de complexos hoteleiros.


E em apenas um ano, o Valor Geral de Vendas (VGV) dos projetos de multipropriedade no país já alcançou a marca de R$41,2 bilhões. Assim, apontando um crescimento de 45% em relação a 2021 e mostrando a aderência dessa proposta no mercado brasileiro.


Benefícios similares aos de um hotel


Por sua vez, os apartamentos disponíveis nas vendas por frações contam com toda a infraestrutura para estadia, com mobília completa, utensílios de cozinha. Além do serviço de limpeza do imóvel, roupa de cama, mesa e banho e itens de higiene, que são incluídos no valor do condomínio.


Além de ofertar imóveis de luxo a preços acessíveis nas cidades e praias turísticas mais procuradas do Brasil, esse modelo de negócio também oferece a oportunidade de conhecer outros resorts pelo mundo. Ou até mesmo monetizar a fração da unidade, para aqueles que desejam alugar seu espaço como forma de renda extra.


Outras vantagens e o futuro da multipropriedade


Ainda, algumas companhias oferecem, ainda, vantagens exclusivas para os seus multiproprietários, como clubes de benefícios que disponibilizam guias personalizados de destinos. E também, descontos durante a viagem, como: ingressos para parques; transfer in/out; passeios; seguro-viagem; intercâmbios e outros.


Portanto, a multipropriedade é o futuro da hospedagem turística no Brasil e certamente impulsionará o segmento a inovar. Dessa forma, trazendo cada vez mais experiências e possibilidades de benefícios para o consumidor.




Fonte: Diário do Turismo.