O que é o CRECI 



Antes de mais nada, para quem não sabe o que é e o que ele significa, é preciso tomar nota! 

CRECI significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis e foi criado em 1962. 

Toda região tem o seu e é o órgão que representa a classe no Brasil e certifica o corretor de imóveis como profissional. 

Agora, vale reforçar por aqui também que a carteirinha do CRECI, o seu registro profissional como corretor de imóveis, também é conhecido simplesmente CRECI. 


1- Qual o seu CRECI? 

2- Você tem CRECI?

3- Quer tirar o CRECI? 


Essas são algumas das formas que as pessoas se referem ao Registro Profissional do Corretor de Imóveis. 

Quando falamos em “tirar o CRECI”, estamos nos referindo à certificação emitida pelo órgão a quem cumpre todas as etapas para se tornar um corretor de imóveis profissional, ou seja, devidamente credenciado pelo CRECI. 

Um caminho que exige tempo e dedicação. Dividido em 4 partes! Veja só: 


Passo 1 – Fazer o curso de TTI – Técnico em Transações Imobiliárias ou uma faculdade que tenha um curso de graduação em Gestão Imobiliária. 

Passo 2 – Estagiar em uma imobiliária, pelo menos, 128 horas de estágio supervisionado por um gerente ou pelo dono da imobiliária. 

Passo 3 – Reunir documentos e pagar uma taxa exigida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis,  para dar entrada  no seu registro de corretor de imóveis. 

Passo 4 – Retirar o CRECI. Geralmente, a entrega é realizada em uma cerimônia de formatura, simbolizando a entrega do seu tão sonhado registro profissional como corretor de imóveis, o seu CRECI. 



Qual a função do CRECI 



Como órgão regularizados de classe, o CRECI tem papel de fundamental importância para o corretor de imóveis. 

Algo que grande parte dos corretores de imóveis não sabem e, também por isso, não usufruem de toda a potencialidade do seu Conselho. 

O CRECI fiscaliza a atuação dos seus profissionais no mercado e também oferece todo o respaldo, inclusive, jurídico ao corretor de imóveis. 

Esse é o seu principal papel no mercado imobiliário. 

E, em paralelo, as capacitações, que são também um ponto forte do CRECI junto ao corretor de imóveis. 

Vale dar uma olhada no site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis mais próximo de você e verificar os cursos que eles têm e enriquecer cada vez mais a sua bagagem de conhecimento. 

Lembrando que se capacitar e manter atualizado é um dos segredos do corretor de imóveis de sucesso. 

E o seu CRECI pode e deve ser um ótimo caminho para isso. Pense nisso! 



Tipos de CRECI



Falando nele como certificação profissional, a carteirinha do CRECI, é importante também saber que existem dois tipos: o CRECI Jurídico e o CRECI Físico.  

Eles são bem semelhantes, com diferenças bem pontuais, que norteiam o corretor a ter exatamente o tipo de CRECI que ele precisa para exercer a função. 


CRECI Físico 


O CRECI Físico é o registro profissional do corretor de imóveis autônomo, que pretende seguir sua carreira profissional “sozinho”, sem interesse em abrir uma imobiliária. 

O que também não o impede de, futuramente, caso mude os planos, tenha a sua própria imobiliária. 


CRECI Jurídico


Já o CRECI Jurídico é aquele exclusivo para o corretor de imóveis que almeja abrir e ser dono de uma ou mais imobiliárias.


É só isso? Não, necessariamente. 

As anuidades do CRECI têm valores diferentes também. 

É importante se atentar a isso, fazer as contas e analisar se vale a pena ou não ter um CRECI Jurídico, por exemplo, sem a intenção imediata de abrir uma imobiliária, por exemplo. 

Estude todas as variáveis, sobretudo, de impostos, taxas e modelos de negócios possíveis para decidir o que é melhor para você e a sua carreira profissional. 


Um bom contador pode te ajudar com isso. Fica a dica! 



Fonte: Microsistec.