Moradores de Catanduva (SP) que tenham casas ou empresas sustentáveis podem ter desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Conforme a norma, o abatimento no tributo é concedido aos proprietários que tenham adotado qualquer uma das seguintes características ecológicas: sistema de captação da água, aquecimento solar, geração de energia solar fotovoltaica, utilização de energia eólica, telhados e calçadas verdes, poço artesiano e fossa séptica.

O empresário Alex Tomazini é dono de uma empresa do ramo de distribuição de higiene e limpeza. Ele conseguiu economizar após investir em geração de energia solar.

Além de ver a conta de energia diminuir consideravelmente, o empresário pode conseguir 4% de desconto no valor do IPTU do ano que vem.

“Quando você visualiza a condição do IPTU Verde, são vários fatores que influenciam na economia e porcentagem de desconto. A placa fotovoltaica é apenas uma delas, mas temos a calçada verde e o reuso de água”, explica Alex Tomazini.

Os moradores interessados em obter desconto no IPTU devem protocolar o pedido na Prefeitura de Catanduva.

“Se ela tem calçada ecológica, precisa trazer as fotos. Se ela tem reuso de água, precisa trazer as fotos do projeto. Ela precisa trazer tudo que for comprovar o item que está solicitando desconto”, explica a secretária de Meio Ambiente, Júlia Cassiano Wayego.

O IPTU Verde existe há três anos em Catanduva. Neste ano, 45 pedidos foram feitos por proprietários de imóveis sustentáveis. Os descontos podem variar de 2 a 25%.

“Esse foi o intuito de se criar o IPTU verde para favorecer tanto a gestão ambiental quanto o munícipe que quiser ter a proatividade em relação ao meio ambiente”, diz Júlia Wayego.



Fonte: G1.