1. Favorece a atuação


A profissão de corretor de imóveis é regulamentada por lei e exige um registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Apesar disso, não é nada raro encontrar corretores que simplesmente ignoram essa necessidade, trabalhando sem o devido certificado.

A primeira desvantagem de atuar dessa maneira é que você pode ter que lidar com punições aplicadas pela fiscalização responsável, sendo obrigado a pagar uma multa, por exemplo. Outra desvantagem está na pouca confiança transmitida aos clientes.

Afinal, se notam que você não possui o certificado, por mais que tenham gostado do seu atendimento e das opções apresentadas, os clientes podem decidir começar de novo, negociando com outro corretor autônomo.


2. Promove o crescimento profissional


Depois de contar com os devidos registros e se profissionalizar como corretor de imóveis, você terá, sem sombra de dúvidas, muito mais chances de experimentar um grande crescimento na carreira. Afinal, o mercado de imóveis envolve valores elevados em suas transações e boa parte dos clientes se sentirá mais confortável em fechar negócio com que está regulamentado no setor.

Além disso, você terá maior motivação para aprimorar as suas habilidades, o que é uma excelente ideia em um ramo no qual se lida direta e constantemente com o público. Portanto, não hesite em lidar com toda a burocracia envolvida, aposte na profissionalização e cresça dentro do setor: no final das contas, o custo-benefício do seu esforço valerá a pena.


3. Possibilita conhecer mais pessoas


O famoso networking é de extrema importância em diversas carreiras e, com os corretores, a coisa não muda de figura. Quanto mais pessoas do ramo você conhecer, maiores serão as suas chances de ocupar cargos relevantes, conhecer mais clientes, captar mais propriedades e ficar em sintonia com as melhores práticas do mercado.

Se você optar por trabalhar em uma imobiliária, é bastante provável que conheça e pegue intimidade com outros colaboradores da sua equipe. Também vale a pena, até para ficar de olho nas novidades e preparado para agarrar as oportunidades, participar dos cursos, palestras, workshops e seminários que surgirem.


4. Garante uma atualização constante


Profissionalizar sua atuação como corretor de imóveis autônomo também é sinônimo de ficar de olho no mercado. Conhecer as variações do mercado imobiliário, identificar previamente as tendências e se preparar para oferecer novidades são alguns dos diversos benefícios desse passo. Para isso, algumas possibilidades incluem a realização de cursos e workshops, bem como a participação em eventos ligados ao setor.

Ao se manter atualizado a respeito das novidades do mercado, você terá muito mais argumentos na hora de fechar uma venda, assim como poderá fazer sugestões mais relevantes e assertivas para seus clientes. Acredite: eles notarão a diferença!


5. Permite escolher onde trabalhar


A oportunidade de escolher onde trabalhar não é oferecida para boa parte dos profissionais, sobretudo em períodos turbulentos da economia, nos quais o desemprego é crescente. No entanto, por incrível que pareça, o mercado de imóveis costuma passar bem até pelas crises mais severas e, com a profissionalização, é bem provável que você tenha algumas opções.

Isso vale não apenas para a imobiliária em si, mas até mesmo para a área na qual você deseja atuar depois de decidir se tornar um corretor efetivo e legalizado. Neste meio, existem alternativas incríveis, nas quais você pode focar, como a de consultor de lançamentos, vendedor de unidades comerciais, especialistas em propriedades rurais, corretor de locações, e assim por diante.


6. Aumenta as chances de conversão e gera segurança


Comprar, vender ou mesmo alugar um imóvel não só é uma tarefa super burocrática como, muitas vezes, envolve valores significativos. Como resultado, os clientes sempre buscam ter o máximo de segurança possível no processo. E é exatamente isso o que você vai conseguir ao se profissionalizar

Com mais argumentos e mais segurança, fica muito mais fácil convencer um cliente de que aquela oferta é realmente imperdível ou de que determinado imóvel é mesmo o mais indicado para ele. Como resultado, suas chances de conversão aumentam bastante.


7. Gera vantagem competitividade

Se você é capaz de oferecer o que os clientes desejam, da maneira mais profissional, efetiva e persuasiva possível, imediatamente se destacará no mercado. Isso significa que, quando o corretor de imóveis autônomo se profissionaliza, sua competitividade aumenta e ele começa a perceber isso com os negócios que finaliza e os lucros que surgem no final do mês.


Não se esqueça de considerar que muitos corretores ainda não se atentaram para essa necessidade. Então, de cara, você já sai na frente! Além disso, os gestores e donos de imobiliárias de alto padrão só trabalham com quem está em perfeita sintonia com a lei e as melhores práticas, o que pode abrir excelentes oportunidades de sucesso para você.


8. Ajuda nas ações de marketing

Por fim, em tempos tão concorridos quanto os dias de hoje e em um mercado tão competitivo quanto o imobiliário, a profissionalização também acaba ajudando nas ações de marketing. Dependendo da sua escolha de divulgação, você pode (e deve) incluir ali o seu registro profissional, com formas de contato e o número do CRECI.


Como já dito anteriormente, isso confere mais segurança para os clientes e é de grande valia para estratégias de redes sociais, por exemplo. É possível tornar-se uma autoridade na área ao passar confiança e segurança, além de informações relevantes em um perfil profissional no Instagram, uma fanpage no Facebook ou até em vídeos no YouTube, caso você tenha facilidade com as câmeras. Produzir artigos para um blog é outra possibilidade, que traz credibilidade, desde que seja um conteúdo de qualidade.


E, claro, além do registro oficial, outra forma de crescer profissionalmente é buscar por cursos que agreguem seu conhecimento, como um curso de marketing, por exemplo, que pode te ajudar a ganhar ainda mais visibilidade.


Aliás, uma outra forma extremamente efetiva de aumentar a competitividade é usando a tecnologia. Ao automatizar a gestão do seu portfólio e da sua carteira de clientes, por exemplo, você consegue focar cada vez mais em conseguir melhores resultados. Não parece ótimo? Aproveite então para conhecer o plano para corretor autônomo do inGaia Imob, um sistema completo de gestão imobiliária.



Fonte: inGaia.