Quanto aos loteamentos residenciais, a maior tendência no mercado de loteamentos é o financiamento direto com as construtoras e incorporadoras, que muitas vezes é mais fácil para o consumidor do que a aprovação de um financiamento de imóvel pronto, de acordo com reportagem do portal Terra.


O preço do lote residencial é mais barato e garante a liberdade de realizar o projeto que o cliente deseja e conforme o orçamento permitir. A burocracia do financiamento bancário, principalmente para a comprovação de renda em um período de Economia instável, costuma ser o maior impeditivo para a compra, e o financiamento direto com a construtora ou incorporadora é uma alternativa mais acessível ao consumidor.


A Caixa Econômica também modificou em agosto de 2020 linhas de crédito para financiamento de lotes urbanizados. Podem ser financiados valores entre R$ 50 mil e R$ 1,5 milhão, com taxa de juros efetiva de até 8,5% ao ano + TR, quota de financiamento de até 70% sobre o valor de avaliação do terreno e prazo de até 240 meses para pagamento da dívida.


Para a aquisição de lote houve uma mudança significativa de aumento do financiamento de 50% para 70% do preço do terreno, o que também contribui para o aquecimento do setor do mercado de loteamentos.


Fonte: Globaltec.