Durante a pandemia, com os juros mais baixos, incentivos do governo, a necessidade maior de um espaço e a crescente preocupação com a qualidade de vida da família, os investimentos em terrenos e imóveis dispararam.

Em 2022, apesar do reajuste nos juros, o mercado de imóveis continua sendo lucrativo e cresce a cada dia. Afinal, trata-se de um investimento sólido, de baixo risco e com alto nível de retorno financeiro, a médio e longo prazo.

Para isso, é preciso entender um pouco mais sobre o mercado imobiliário, para investir com segurança e garantido.


Dicas para investir em terreno com segurança


      • Pesquise o histórico da propriedade


Procure saber quem é o responsável pelo loteamento ou terreno que você está procurando. De modo geral, loteamentos irregulares não se preocupam com a infraestrutura do bairro, como água, energia, esgoto, asfalto, entre outros, fazendo com que o bairro fique desassistido pela prefeitura.

Portanto, procure dar uma atenção redobrada aos documentos exigidos antes de finalizar a compra e a procedência da urbanizadora que construiu o bairro.


    • Como avaliar o potencial de valorização


Antes de começar o seu investimento, é importante considerar o potencial de valorização do local. Essa análise é bem simples de se fazer: é preciso ver o crescimento vegetativo da cidade dos últimos anos.

E ainda, verifique a expansão da cidade, ou seja, se os lançamentos dos novos bairros foram na região que está pretendendo comprar seu terreno. Outra informação relevante pode ser levantada junto à prefeitura da cidade para ver onde serão lançados os futuros bairros.

Com o cruzamento dos dados de volume de novos moradores com a expansão da cidade, é possível ver o potencial de valorização. E lembre-se, quando maior o número de habitantes na cidade e menor a quantidade de imóveis disponível no mercado, maior será a valorização.

Na prática, os loteamentos recém-lançados têm um potencial de valorização alto, e em alguns casos, o terreno pode dobrar ou triplicar o seu valor em um curto período de tempo.

Além dessas análises, avalie a infraestrutura do local, as principais vias que dão acesso ao bairro e se tem projeção para novos comércios e serviços. 


   • Esteja atento à documentação


Ao realizar a compra do terreno, não se esqueça de preparar e regularizar toda a documentação necessária para garantir a legalidade da transação. Busque informações no cartório de registro de imóveis da cidade, eles irão informar todos os detalhes do imóvel.



Fonte: SEGS.