Não apenas de residências se constrói um bairro. Os lotes comerciais são fundamentais para que a região se desenvolva e, inclusive, ofereça qualidade de vida aos moradores. Até porque, quando o comércio se consolida, toda a sociedade acaba desfrutando dos benefícios proporcionados pela iniciativa privada. Ou seja, se trata de uma mão de via dupla, em que o crescimento de um se pauta na praticidade e comodidade para o outro. 


De acordo com o Mapa das Empresas, estudo de nível nacional, existem cerca de 19,7 milhões de empresas ativas no Brasil. Isso significa que esse setor é um dos pilares econômicos do país e, por consequência, fundamental. Nos empreendimentos do grupo Fix Urbanismo, além dos terrenos para construções residenciais, existem unidades exclusivas para diferentes tipos de negócios.


Durante a pandemia da Covid-19, o comércio de bairro novamente demonstrou sua força e resistência. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar e divulgada pelo Sebrae demonstrou que 74% dos brasileiros afirmaram manter o interesse pelo consumo em empresas locais. Dentre os fatores positivos associados a essa preferência estão as medidas sanitárias (pois se evitam aglomerações), proximidade com a casa, preços acessíveis e a ausência de longas filas.  


O que é um lote comercial 

São considerados lotes comerciais aqueles que possuem potencial para construção de um espaço físico onde se executam atividades comerciais ou de serviço. Comprar um terreno como esse viabiliza não apenas a execução de um projeto exclusivo para o seu negócio como, ainda, a segurança de um investimento ativo que tende a se valorizar e ser rentável no futuro. 

Ao alugar uma edificação pronta para abrir o seu comércio você acaba se expondo a riscos e imprevisibilidades. Além de ter uma conta fixa mensal – e que costuma não ser baixa – adequações como reformas e ajustes dependem da autorização do proprietário. Ser dono do seu negócio e da sede do seu comércio reduz drasticamente os custos fixos e operacionais. E, em caso de desistência da empresa, pode-se alugar o espaço e tê-lo como fonte de renda. 


 Analise bem o bairro 

Se você pretende investir em um lote comercial para o seu negócio, saiba que faz parte do processo de compra, o estudo sobre o  bairro. Em outras palavras, significa que é necessário avaliar o apelo e a demanda do seu comércio naquela região e, ainda, a infraestrutura do local. Bairros planejados que estejam prontos para construir, por exemplo, são a sua melhor opção. 


 Potencial de desenvolvimento 

Como falamos anteriormente, comprar um lote comercial pode ser um grande avanço na direção do sucesso do seu empreendimento. Atualmente, as condições de financiamento viabilizam uma boa economia e retorno financeiro. Por isso, reiteramos que essa aquisição é um bom investimento. Há expectativas no mercado de valorização de até 20% ainda neste ano. Então, você vai deixar essa oportunidade passar? 



Fonte: Fix Urbanismo.